• Rofer Eventos

Ações do Brazilian Renderers aproximam a indústria brasileira de reciclagem animal do mercado


Para um setor que trabalha forte, basta a oportunidade certa para multiplicar resultados de valor. É isso que move o Brazilian Renderers a realizar eventos de peso, que criam contextos propícios para a reciclagem animal brasileira prosperar ainda mais. Seguindo a trilha de participações e promoções de eventos internacionais bem-sucedidos realizados este ano, na Rússia e no Peru, o Brazilian Renderers celebra, agora, a aproximação do setor com mais um mercado-alvo: a Colômbia.


Uma parceria entre ABRA e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Projeto teve agenda cheia no país vizinho, onde esteve entre os dias 22 de outubro e 1 de novembro – além de divulgar o setor de reciclagem animal brasileiro em um estande na XXIII AgroExpo Corferias 2021, também promoveu o evento Lo mejor de Brasil em Reciclaje de Subproductos de Origen Animal – Brazilian Renderers: Business Connection Colômbia.


A programação reuniu mais de 30 pessoas, entre possíveis clientes, membros da Embaixada do Brasil na Colômbia e convidados, que representaram 12 indústrias colombianas. As reuniões foram transmitidas ao vivo para as demais empresas do Projeto.


Embarcaram para o país o presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho; o gestor de Mercado Externo e gerente do Projeto Brazilian Renderers, Juliano Hoffmann, e o publicitário da Associação, Rafael Rodrigues. Participaram 29 empresas integrantes do Projeto Brazilian Renderers, seja de forma presencial ou virtual.


O objetivo do Business Connection Colômbia foi estreitar a relação comercial e diplomática entre os dois países, contribuindo com o processo de abertura do mercado e aumentando as possibilidades de comércio bilateral.


Encontro com a Embaixada do Brasil

Abrindo a agenda, no dia 22, representantes do Brazilian Renderers e da ABRA se reuniram com o embaixador do Brasil na Colômbia, Luís Antonio Balduino Carneiro, e sua equipe, Secretário Pedro Tiê, chefe dos setores de agronegócio, cooperação técnica e ciência&tecnologia e Eduardo Moretti, chefe do setor Econômico e de Energia da Embaixada do Brasil em Bogotá.


O presidente Executivo da Associação, Decio Coutinho, falou sobre as indústrias, o Brazilian Renderers e a ABRA, acompanhado do gestor do Projeto, Juliano Hoffmann. A equipe também explicou os objetivos da estada em Bogotá, da participação na AgroExpo e da realização da Rodada de Negócios – ações para aumentar o número importadores dos produtos brasileiros de origem animal e a importância de abrir o mercado colombiano para a farinha de carne e osso bovino.


Segundo o Embaixador, as expectativas para as demandas das indústrias seguem otimistas, já que o presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, fez visita oficial ao Brasil na última semana, quando se encontrou com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A agenda resultou na criação de um grupo bilateral que apreciará todos os pedidos de cunho zoofitossanitário de ambos países – iniciativas oficiais que somam ao esforço do Brazilian Renderers em ampliar mercados para o Brasil.

AgroExpo Corferias 2021

O estande do Brazilian Renderers na AgroExpo Corferias, entre os dias 22 de outubro de 1 de novembro, chamou a atenção dos visitantes!


Centenas de pessoas passaram pelo espaço da reciclagem animal – entre elas, a diretora-geral do Instituto Colombiano Agropecuário (ICA), Deyanira Barrero León. À frente do ICA, ela visitou o espaço do setor na Feira. A equipe apresentou as indústrias, explicou o processo produtivo e o papel de agente sustentável da reciclagem animal no ciclo da pecuária. O embaixador do Brasil na Colômbia, Luís Antonio Balduino Carneiro, também visitou o estande do Brazilian Renderers.


O espaço ainda contou com o apoio de tradutoras, além de área destinada à videoconferência para o contato direto com o associado procurado pelo visitante do estande. O evento foi transmitido ao vivo (via plataforma Google Meet) para todas as empresas que participam do projeto Brazilian Renderers, que desejaram acompanhar as movimentações no estande e realizar negócios.


Comércio: reuniões bilaterais presenciais e virtuais aproximaram Brasil e Colômbia

No dia 26 de outubro, agenda aberta para fazer negócios: o Brazilian Renderers promoveu uma série de reuniões entre potenciais compradores colombianos e empresas participantes do Projeto. Os patrocinadores Dupps e Eurotec Nutrition contribuíram na divulgação positiva do setor, com apresentações sobre a tecnologia aplicada nas indústrias e o uso de aditivos na otimização de matérias-primas e produtos terminados da reciclagem animal brasileira.


Durante as rodadas de negócios, as indústrias brasileiras também trouxeram dados sobre a capacidade produtiva e a qualidade da matéria-prima, mostrando que podem abastecer o mercado internacional com produtos de excelência. As reuniões foram realizadas em modo presencial e por videoconferência.


Visita técnica

Além das oportunidades na AgroExpo e no Business Connection Colômbia, o Brazilian Renderers ainda promoveu uma visita técnica, no dia 27 de outubro. Os participantes do projeto visitaram a unidade de Funza, região metropolitana de Bogotá, da empresa Italcol, com mais de 45 anos de experiência fabricando, distribuindo e comercializando alimentos concentrados para animais.


Os empresários do Brazilian Renderers e a equipe ABRA foram recebidos na Italcol pela diretora Coorporativa de Compras e Formulação, Alexandra Carbone Duque, e pela coordenadora de Compras Internacionais, Stefanny Quiroga Ardila, que conduziram a visita junto aos demais membros da equipe.

O grupo se surpreendeu com a estrutura, limpeza, organização, equipamentos, tecnologia, conhecimento, presteza e dedicação dos colaboradores no trabalho que realizam na Italcol – é a reação que atesta todo esforço do Brazilian Renderers e mostra que o Projeto alcançou o principal objetivo da visita: promover oportunidades de negócios entre os setores.


União de forças pelo setor

Para esta realização, o Projeto contou com o importante apoio do adido Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na Colômbia, Marcus Segurado Coelho, e do embaixador do Brasil na Colômbia, Luís Antonio Balduino Carneiro, além de sua equipe: Eduardo Moretti, chefe do setor Econômico e de Energia; e Pedro Tiê, chefe dos setores de Agronegócio, Cooperação Técnica e Ciência & Tecnologia. Ainda, o Escritório Regional da Apex-Brasil em Bogotá prestou todo apoio para a condução das agendas.

É o projeto Brazilian Renderers aproximando ainda mais as indústrias do Brasil do mercado internacional.

Brazilian Renderers

Desde 2012, a ABRA e a Apex-Brasil promovem o projeto Brazilian Renderers com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal – farinhas, gorduras, gelatinas e hemoderivados de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com

Sobre a ABRA

A ABRA é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, gelatinas e hemoderivados de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: portal.apexbrasil.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA

Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094