• Rofer Eventos

ABRA integra grupo de trabalho da ABNT para revisão de normas que beneficiem o setor de reciclagem


A equipe de Inteligência Comercial da ABRA, representada pelo analista Lucas Portela, participou de reunião virtual da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na quarta-feira (21). Atenta a oportunidades de contribuir com o desenvolvimento de normativas pertinentes à realidade do setor de reciclagem animal, a ABRA passou a integrar um Grupo de Trabalho (GT) que revisará a ABNT NBR 10004:2004, que dispões sobre Classificação de Resíduos Sólidos e Amostragem.


Atualmente, o GT estuda a adoção de uma referência para nortear a reforma, que terá como base normativas europeias e/ou dos EUA, com as devidas adaptações para o contexto brasileiro. Esta é uma revisão importante, já que representa a possibilidade de o setor ter os resíduos recolhidos pelas indústrias enquadrados na categoria de “resíduo sólido”, sejam eles químicos ou orgânicos.


Os próximos passos do GT passam por compor uma força-tarefa que possa contribuir com a construção de cases de classificação de resíduos na legislação americana, europeia e brasileira. Para contribuir, a ABRA trabalhará em um Case de Resíduos de Origem Animal, que será apresentado em setembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA

Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094