O governador Ratinho Jr. (o 5º da esq. p/a dir.) em reunião em SP (Divulgação/JBS)
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., e executivos da J&F Investimentos e da JBS se reuniram na semana passada, em São Paulo (SP), para discutir o avanço de mais investimentos no estado, informou a JBS em nota na sexta-feira (10). A principal pauta foi a viabilidade da instalação de uma fábrica de biodiesel e de uma nova planta de suínos em áreas de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Paraná.
A JBS movimenta R$ 19 bilhões na economia do Paraná, dada a atividade de seus mais de 14 mil colaboradores no estado e o volume estimado de R$ 7,4 bilhões em geração de consumo interno. "Se confirmadas as novas plantas, as cadeias produtivas ligadas à companhia vão ultrapassar facilmente o 1,6% de participação que já representam no PIB do estado, segundo mostrou um estudo recente da Fipe, da USP", disse a JBS na nota.
Os projetos se encaixam em duas metas do estado, disse o governador conforme a nota da JBS: consolidar o Paraná como supermercado do mundo e avançar em iniciativas marcadas pela sustentabilidade, como as usinas de biocombustíveis que já existem nas regiões de Maringá, no interior do estado, e de Lapa, área metropolitana da capital Curitiba.
Segundo a JBS, ainda não há estimativas de valores para os projetos. O CEO Global da empresa, Gilberto Tomazoni, disse em outubro, na inauguração de duas fábricas de empanados e salsichas em Rolândia (PR), que a companhia tem planejados R$ 3 bilhões de investimentos no país e, se aprovada a operação de dupla listagem no Brasil e nos Estados Unidos, os aportes da JBS no Brasil até 2026 poderão totalizar R$ 15 bilhões (R$ 12 bi além dos já assegurados).
Também em outubro, na ocasião das inaugurações, Ratinho Jr. já havia apresentado a demanda por uma nova unidade de suínos. “Temos toda a expertise para isso. E mais, com sustentabilidade. As granjas de suínos podem produzir biogás, mais uma renda para o produtor”, disse o governador.
Ratinho Jr. também definiu seu estado como “central logística da América do Sul”. Conta com o segundo porto do país, Paranaguá. Atualmente, há R$ 50 bilhões de investimentos previstos na concessão de 3.300 km de rodovias. Além disso, há o projeto de completar os 1.300 km da Ferroeste, de Maracaju (MS) até Paranaguá. Hoje, há um trecho de 200 km já construído.
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