• Rofer Eventos

Lar Cooperativa avança em obras de expansão da produção


A Lar Cooperativa Agroindustrial está avançando nas obras de expansão da capacidade de produção de aves e suínos, conforme o plano para praticamente dobrar de tamanho nos próximos dez anos, segundo o presidente Irineo da Costa Rodrigues em programa de rádio da cooperativa.


Em reunião extraordinária do Conselho de Administração da Lar na terça-feira, foram discutidas as diretrizes para o planejamento da companhia de 2021 a 2030 e o estágio das obras de ampliação da empresa.


“Podemos dizer que é, sim, um planejamento arrojado, mas que está dentro do previsto na caminhada da Lar Cooperativa... O agro do nosso país vai dobrar de tamanho nos próximos dez anos. Então, para estarmos acompanhando a agricultura do nosso país, a Lar tem que praticamente dobrar de tamanho nos próximos dez anos. E é isso que está acontecendo”, disse Rodrigues.


O Complexo Industrial Bom Jesus da Lar, que está em construção em Medianeira (PR), deverá estar preparado para receber milho no próximo mês de julho.


A Lar também está construindo três indústrias de rações em Medianeira. “A indústria voltada para ração para matrizes, que são as poedeiras e galos, nós vamos ter pronta no mês de março do próximo ano. E para engorda de aves, em setembro do próximo ano também”, disse Rodrigues.


A indústria de rações em Entre Rios do Oeste (PR), adquirida no acordo de intercooperação com a Copagril, deverá estar pronta para produzir mais ração a partir de outubro.


Em Matelândia (PR), a indústria de processamento de frango da Lar passará a abater 400 mil frangos por dia a partir de novembro, uma ampliação de 40 mil aves/dia na capacidade de abates em relação ao realizado atualmente.


Em Rolândia, também no Paraná, a Lar ampliará os abates para os sábados a partir de outubro. Em abril do ano que vem, a cooperativa pretende operar essa unidade também aos domingos.

A partir de agosto deste ano, a Lar Cooperativa em Marechal Cândido Rondon (PR) também irá operar aos sábados, aumentado os abates de frangos na unidade.


“O incubatório de Santa Helena [PR], estamos ampliando de 8 para 15 milhões de pintainhos por mês, o que vai estar pronto no mês de dezembro deste ano”, disse o presidente.


Já a unidade de recria de aves da Lar estará pronta em agosto deste ano.


“Estamos também ampliando a área de suínos, o que podemos dizer que nunca vai parar, mas os maiores investimentos já foram realizados”, disse Rodrigues.


Fonte: CarneTec