• Rofer Eventos

Lar planeja investir R$ 2,4 bi na avicultura e suinocultura paranaense até 2024


Até 2024, a Lar Cooperativa Agroindustrial e seus associados planejam investir cerca de R$ 2,4 bilhões na avicultura e na suinocultura do Paraná, informou a cooperativa na sexta-feira (12).

O anúncio foi feito em encontro no Palácio Iguaçu, sede do governo do estado, pelo presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e secretários de estado. O total a ser investido compreende o período entre 2020 e 2024.

"O objetivo é trabalhar em parceria e assegurar crescimento ao setor, novos empregos e melhorias na qualidade de vida em mais de 70 municípios", disse a cooperativa em nota.

Na oportunidade, Rodrigues apresentou demandas de melhoria ao governo do estado que visam acelerar o processo de desenvolvimento. Os principais pontos citados foram infraestrutura (viadutos, duplicação, acessos e pavimentação de estradas rurais), ampliação da oferta de rede de energia elétrica trifásica, continuidade dos programas de incentivos fiscais e implementação de alternativas para a produção de energia elétrica de fontes renováveis.

Segundo o presidente da Lar, que também é presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), os investimentos trarão benefícios para o setor de aves paranaense, que é o maior exportador e produtor de carne de frango do país.

“A Lar prevê o crescimento de 165% em sua avicultura nos próximos cinco anos. Por isso, precisamos ampliar, modernizar e tornar o segmento ainda mais competitivo. O governo vem fazendo um ótimo trabalho, mas podemos aperfeiçoar, investir em estradas e geração de energia elétrica, entre outros itens de infraestrutura”, disse o dirigente.

Para Rodrigues, a apresentação dos planos da cooperativa ao governo do estado é fundamental para o trabalho conjunto. “Estamos investindo na produção de frangos e suínos, na integração, e nas indústrias das cidades-polo de Rolândia, Medianeira e Marechal Cândido Rondon”, disse. “Nenhuma outra área investe tanto quanto a nossa. Já existe uma integração e o estado está fazendo a sua parte, mas estamos acelerando os projetos e temos a sinalização de que haverá essa urgência.”

O governador Ratinho Júnior destacou a importância do anúncio neste momento para o estado, que está retomando sua economia. “A Lar é uma cooperativa que orgulha o Paraná por toda a sua história, pelo apoio ao desenvolvimento do agronegócio e da economia do Estado. É uma das maiores cooperativas do Brasil. Queremos facilitar a vida dos cooperados e da própria Lar para que esse processo de crescimento seja contínuo”, disse Ratinho Jr. na mesma nota.

Fonte: CarneTec