• Rofer Eventos

MAPA e Rússia discutem fornecimento de produtos de origem animal


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizou uma videoconferência com representantes do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, chamado Rosselkhoznadzor, para falar sobre o levantamento das restrições ao fornecimento de produtos de origem animal do Brasil para o território da Federação Russa.


No final, ambas as partes discutiram a aprovação dos certificados sanitários internacionais em relação ao fornecimento de gorduras e farinhas de origem animal do Brasil para a Rússia. Os modelos dos certificados foram aprovados pelas autoridades competentes dos estados-membros da União Econômica Eurasiática (UEE) e atualmente encontram-se em fase de aprovação no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.


A ABRA e o MAPA vêm trabalhando, desde o início de 2019, para que o Brasil volte a exportar os produtos do setor de reciclagem animal brasileiro para União Econômica Eurasiática (UEE), que engloba a Rússia, Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão. A expectativa é de que a reunião entre os países possibilite a abertura desde importante bloco econômico o mais rápido possível de volta ao mapa de mercado brasileiro.


Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA, com informações da Representação Comercial da Federação Russa na República Federativa do Brasil