• Rofer Eventos

Programa de Eficiência de Carcaça da Minerva e parceiros já abateu 337 mil bovinos em 2 anos


“É um volume modesto se considerar o total de bovinos abatidos por ano no país – cerca de 45 milhões de cabeças –, porém, o programa dá sua contribuição para a pecuária brasileira avançar ainda mais e atingir um novo patamar de eficiência. Para isso, disseminamos boas práticas, integramos os vários elos da cadeia produtiva e oferecemos apoio para os pecuaristas produzirem mais e melhor”, explicou em nota Mauricio Graziani, presidente da Phibro Saúde Animal.

Iniciativa da Minerva Foods, Phibro Saúde Animal e Biogénesis Bagó, o PEC reconhece e valoriza os produtores com melhores indicadores de desempenho e que lideram o processo de produção de carcaças padronizadas e de alta qualidade. “Nosso objetivo é produzir hoje o bovino do amanhã em termos de constância de oferta, precocidade, excelente acabamento de gordura, carcaça uniforme, bom peso de abate, padronização e pH da carne”, disse na mesma nota Fabiano Tito Rosa, diretor de compra de gado da Minerva Foods.

“Os números do PEC comprovam, sem qualquer dúvida, que os pecuaristas querem ter mais produtividade. E estão abertos à troca de informações, interação com os demais elos da cadeia da carne. Com isso, podemos não apenas conversar sobre melhores processos e práticas, mas também analisar os dados colhidos dos participantes”, complementou Marcelo Bulman, country manager da Biogénesis Bagó.

Balanço positivo

A primeira edição do PEC, em 2019, atraiu 285 pecuaristas que vendem gado para a Minerva Foods em Araguaína (TO) e Palmeiras de Goiás (GO). No total, foram abatidos 99.696 animais.

No ano seguinte (2020), participaram as mesmas unidades industriais e mais as plantas de José Bonifácio (SP) e Mirassol D'Oeste (MT). Com o programa mais maduro, novos pecuaristas são atraídos pelo desafio de melhorar a produtividade: 728 produtores se inscreveram no ano passado e o abate foi de 237.684 animais.

“Importante destacar que a meta para o primeiro ano era atrair 100 pecuaristas e no segundo ano atingir cerca de 500. Os resultados desses dois primeiros anos do PEC confirmam o interesse dos produtores em se associar a iniciativas que contribuem para a melhoria da eficiência dos processos, porque também estamos falando em maior valorização pelo gado de padrão superior”, explicou Tito Rosa.

Minerva, Phibro e Biogénesis Bagó planejam impulsionar ainda mais o PEC nos próximos anos. Graziani destacou que a iniciativa é de longo prazo. “Nossa proposta é trabalhar em várias frentes. De um lado levamos mais conhecimento e tecnologias para ajudar os pecuaristas a melhorar os seus indicadores de desempenho, de outro coletamos dados que mostram o estágio atual da pecuária e que reconhecem o trabalho de quem se destaca, fazendo com que sirvam de exemplo para os demais.”

As empresas parceiras colocam sua estrutura técnica e comercial nos estados participantes à disposição do PEC para motivar e atrair mais pecuaristas para o programa. “São centenas de veterinários e zootecnistas a campo, trabalhando para mostrar aos produtores que eles podem ir além em termos de eficiência. E que isso é bom não apenas para eles, mas para o Brasil”, acrescentou Bulman.

Inscrições

O PEC é aberto a todos os pecuaristas dos estados participantes interessados em produzir os bovinos do futuro e melhorar o seu desempenho segundo os parâmetros qualitativos do programa. O primeiro passo é se inscrever no site: www.minervafoods.com/pec.

O passo seguinte é a avaliação do atual estágio da propriedade e, depois, a multiplicação de conhecimentos técnicos para melhoria dos indicadores de produção, com orientação dos pecuaristas para tomada de decisões.

O PEC também reconhece e a valoriza os pecuaristas que lideram o processo de produção de carcaças padronizadas e de alta qualidade.

Mais informações em www.minervafoods.com/pec. As inscrições serão abertas a partir de 18 de fevereiro para o PEC 2021.

Fonte: Carnetec

Realização

Patrocínio
 

Organização
 

Promoção

Operacional

Apoio
 

Mídia

Feiras de Resultados

INFORMAÇÕES

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco