• Rofer Eventos

Rede de Resíduos da CNI convoca reunião emergencial para tratar sobre o MTR


A ABRA participou da primeira reunião do ano da Rede de Resíduos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na última terça-feira (02). O Coordenador Técnico, Lucas Cypriano, representou a Associação.

Na pauta, temas relevantes para o setor de reciclagem animal, como os desafios envolvidos na aplicação do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR Nacional). Membros da Rede relataram dificuldades de emissão de MTRs, provocada por problemas no complexo Sistema de Controle. O pleito já foi levado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) pela CNI no final de 2020, mas ainda não houve retorno.

Embora a obrigatoriedade do MTR Nacional esteja em vigor desde 01 de janeiro deste ano, autoridades ainda não garantiram a plena interligação entre todos os sistemas estaduais e o Nacional, e não ofereceram treinamento operacional às indústrias. Diante de um cenário de insegurança jurídica, que agora permeia o trabalho de empresas de diversos setores, a Rede de Resíduos convocou uma reunião emergencial para construir um plano e ação, para abordar detalhadamente os desafios do MTR. A agenda deve acontecer até o final de março.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA Luísa Schardong, jornalista, MTb/RS 0018094