• Rofer Eventos

Reunião da CNI/CEB sobre Indonésia e Vietnã


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoveu, na semana passada (22), novo encontro da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB). O analista de Inteligência Comercial da ABRA, Lucas Portela, acompanhou a agenda, que tratou sobre dois países de interesse do setor de reciclagem animal: Indonésia e Vietnã – ambos representam uma excelente oportunidade para o comércio exterior brasileiro, principalmente pelo tamanho de suas populações, as taxas de crescimento expressivas de seus PIBs e o aumento consistente dos seus níveis de renda.


Pensando nisso, durante a reunião, a CNI trouxe um estudo acerca das barreiras tarifárias e não-tarifárias que impõem obstáculos às exportações de produtos brasileiros. Esta análise iniciou em dezembro do ano passado, a pedido da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia, marcando o início das negociações de acordos comerciais com Indonésia e Vietnã, capitaneadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Consulta Pública

Outra etapa importante do processo envolvendo essas negociações, passa pela consulta pública sobre eventuais acordos de livre comércio do Mercosul com Indonésia e Vietnã. O objetivo é permitir manifestações de partes interessadas da sociedade, que poderão indicar seus interesses e preocupações em relação a acordos entre o Mercosul e Indonésia e entre Mercosul e Vietnã, além de descrever possíveis efeitos, impactos comerciais, econômicos e outros que podem surgir desses acordos.


Os interessados, que podem ser pessoas físicas e jurídicas de quaisquer segmentos da sociedade – produtores, importadores, exportadores, consumidores, associações, entidades de classe e membros da comunidade acadêmica, entre outros – têm até 16 de julho para se manifestar, por meio de formulário eletrônico disponível na página da Secex.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094